pesquisa de conteudos
 
texto logotipo - AT
  Bandeira fina  
....     
     
 
 
       
 
Logotipo da DGAIEC
 
 
 
Início > Notícias

Grande apreensão de droga efectuada pelas Alfândegas

Cocaína apreendida em exposição, com o símbolo da DGAIEC em fundo

DGAIEC detecta cocaína no Porto de Lisboa


Funcionário aduaneiro movimentando-se entre as caixas que continham a drogaA Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC), através da Alfândega Marítima de Lisboa, procedeu à apreensão, no passado dia 29 Fevereiro, de 514,4 quilogramas de cocaína, em elevado grau de pureza, quantidade que daria para a produção de 5.144.000 doses individuais.

A droga apreendida, transportada num contentor procedente da Gâmbia, estava acondicionada em 470 placas, de peso superior a um quilo, acondicionadas em 39 caixas de cartão, sendo que à Alfândega foi feita declaração de que o contentor continha lenços de papel.


Funcionário aduaneiro fazendo surgir a droga dissimulada nos pacotesO contentor, na declaração à alfândega, era destinado a uma empresa portuguesa, sedeada no Algarve, e foi seleccionado, pelos funcionários aduaneiros, utilizando critérios e técnicas de análise de risco, para ser sujeito a controlo físico. Desse controlo veio a resultar a confirmação de que se tratava de um contentor de alto risco transportando, dissimuladamente, uma grande quantidade de cocaína.

Após o controlo e detecção da droga foi dada a competente notícia à Policia Judiciária, nos termos legalmente previstos, que prosseguiu a sua investigação em cooperação com as autoridades policiais espanholas (no caso, a Guardia Civil), uma vez que o contentor tomou o rumo de Espanha. Dessa investigação resultou a detenção, em Espanha, de um indivíduo natural do Reino Unido.